domingo, 8 de março de 2009

VIDA TRIUNFANTE

Um dia desses, andando eu na rua, deparei-me com um automóvel que possuía um adesivo com a seguinte frase: “Igreja Profética Vivendo Em Triunfo” (Não conheço a igreja, consequentemente, o texto a seguir não visa criticá-la).
Confesso que o que me chamou a atenção foi o termo “Vivendo em Triunfo”. Fiquei a imaginar: o que nós, crentes, entendemos como um viver triunfante?
A julgar pelo que tenho visto e ouvido, creio que para a maioria dos crentes, uma vida triunfante, é uma vida de vitórias, e principalmente, vitórias financeiras. É triste, mas é verdade.
Ué! Uma vida triunfante não é uma vida de vitórias? Perguntarão-me alguns. Eu responderei: sim!
Mas o que eu quero destacar é que “vitória” no entendimento atual é sempre ter os nossos desejos satisfeitos. “Vitória”, na vida da maioria dos cristãos, é um conceito fundamentado pelo aspecto mundano de enxergar o mundo.
Vou exemplificar, para melhor entendermos: um homem bem sucedido na vida, com vários carros na garagem, casa de praia, casa de campo e etc. Este homem é um vitorioso? Eu diria que, segundo o entender do mundo, sim. Mas, e se por trás deste homem, estivesse alguém que virou as costas para Deus e não procura obedecer à Sua Palavra? Esta seria uma vida vitoriosa, segundo os preceitos de Deus? Creio que muitos responderiam: não!
Nós, servos de Cristo, precisamos entender que às vezes o que parece derrota, segundo os padrões humanos, é vitória, segundo o padrão de Deus. E vice-versa.
Eu creio que seria uma tremenda vitória para um servo de Deus, receber o testemunho do próprio Deus, afirmando que o mundo não é digno desse servo, não é mesmo?
Pois então leiamos Hb 11.35-39:

“As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa...”

Torturados... Escarnecidos... Açoitados... Presos... Apedrejados... Serrados... Tentados... Mortos ao fio da espada... Sem roupas adequadas para vestir... Desamparados... Aflitos... Maltratados... Sem destino... Sem uma habitação certa...
Pergunto eu: estas palavras descrevem, segundo os padrões humanos, pessoas vitoriosas ou derrotadas? E segundo o padrão do Altíssimo, já afirmado no texto?
Agora, volto a perguntar: o que é vitória para nós irmãos?
As vitórias, segundo o padrão mundano, podem vir a ser uma estupenda derrota para nós, como cristãos. E, muitas vezes, aquilo que nós mesmos, segundo o pouco que nossa vista pode alcançar, julgamos como derrota, para Deus, é uma maravilhosa vitória.
Retornando ao início: qual é a vida triunfante que você quer?
Creio que vida triunfante é andar na presença de Deus, mesmo que às vezes não esteja tudo bem nos aspectos que o mundo julga como primordiais (vida financeira, saúde, vida social, etc.)
Sejamos como Paulo:

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Fp 4.11-13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário