segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O BARRO E O OLEIRO



“A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” (Jr 18.1-4)

Quando lemos este trecho da Palavra de Deus, é claro que logo vem à nossa mente o aspecto positivo da passagem, qual seja: Deus é o oleiro por excelência. Ele tem poder para pegar um monte de barro que está sem forma e transformá-lo no melhor vaso.

Assim Ele pode fazer com nossas vidas: transformar um viver arruinado em uma vida que lhe agrade. Transformar vidas despedaçadas em vidas de honra ao Seu Nome.

Mas qual seria a visão negativa destes versículos? Bem...

A forma que o barro toma depende de quem o molda. Somos o barro. Quem ou o quê está nos moldando?

Cabe aqui ressaltar que, no caso do Homem-barro, o moldador ou oleiro, vai trabalhar segundo a nossa anuência.

Volto a perguntar: a quem estamos dando permissão para nos moldar? A Deus? Ao Mundo? A Carne? Ou ao nosso adversário?

Moldar é dar forma a alguma coisa. A forma, ainda que seja a do barro, não é conseguida de uma hora para outra, demanda tempo. O oleiro é alguém de paciência, que aplica o seu tempo em moldar o barro de acordo com sua vontade.

Se nós, Homens-barro que somos, permitimos a outro oleiro qualquer trabalhar nossa vida, logo teremos uma forma que provavelmente será desagradável ao Oleiro por excelência.

Mas deixemos de teorias e vamos para a prática.

Com quem gastamos nosso tempo? Estamos dando chance ao Oleiro por excelência de nos colocar na roda de moldagem e nos dar uma forma maravilhosa?

Nossa atenção está voltada para o Deus Todo-poderoso? Passamos tempo com ele? Estamos com nossas Vidas-barro nas mãos poderosas do Altíssimo, permitindo que ele dê uma forma santa ao barro sem forma?

Eu sei que são muitas as perguntas, mas minha intenção é deixar claro que o barro por si mesmo não pode adquirir uma forma. Não está no barro a auto-formatação.

Talvez esteja aí a dificuldade que muitos têm encontrado de assumir uma forma santa, pois quanto mais pensamos que podemos ter uma forma maravilhosa através da nossa própria capacidade, mas estamos nos sujeitando a um outro oleiro: a carne.

A carne pode nos moldar? Sim, pode.

Jesus falou assim:

“... Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer...” (Jo 15.4,5)

Sem Cristo nada podemos fazer. Se estivermos tentando, como Crentes-barro, adquirir uma forma agradável a Deus, sem as mãos de Cristo, estamos tentando ser oleiros de nós mesmos. Logo: estamos na carne, e “... os que estão na carne não podem agradar a Deus." (Rm 8 : 8).

Ainda mais:

"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." (Romanos 8 : 7)

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito." (Romanos 8 : 5)

"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Romanos 8 : 13)

O mundo pode nos moldar? Sim, pode.

Tanto pode que o apóstolo Paulo nos orientou que não devíamos tomar a forma do mundo.

“... E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2

Ser “conformado” é assumir a forma que o mundo nos propõe.

Se a sua cabeça e seu coração estão sendo cheios pelas coisas do mundo, você está na roda de moldar que o mundo lhe oferece.

Esta moldagem que o mundo quer lhe dar vai de encontro à moldagem de Deus. Devemos entender “mundo” aqui como todo um esquema, uma doutrina, uma filosofia, contrários à Palavra de Deus. Quer ver?

A Palavra de Deus condena o homossexualismo. Qual o esquema que querem nos empurrar? Querem que sejamos tolerantes com esta afronta ao Altíssimo. Corremos até mesmo o risco de sermos presos ao pregarmos contra esta aberração. Já existem leis tramitando no Congresso Nacional, com intuito de nos obrigar a aceitarmos tudo isto como normal. Isto é só um exemplo dentre muitos que poderíamos citar aqui.

Qual a posição que os Crentes-barro devem tomar? Ficar firmes, totalmente conformados, isto é, moldados pela Palavra de Deus.
Nosso inimigo pode nos moldar? Como no caso da carne e do mundo, se consentirmos, sim.

Tudo que o inimigo quer é nos afastar de Deus. Para isto ele vai usar todos os meios que estiver ao seu alcance, pois ele sabe que um ramo grudado, ligado, unido à videira é uma arma poderosa. Um míssil em potencial, que pode explodir terrenos ocupados por ele.

Por isso:

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Ef 6.10-17)

9 comentários:

  1. Este deveria ser o pensamento de todo o povo cristão. Devemos deixar o Altíssimo moldar nossas vidas, me preocuparei mais com isso. Meus parabéns. Bravo Zulu! Bravo X-Ray!!

    Tiago Netto

    ResponderExcluir
  2. Quando ele diz que REFAZ vasos. Ele não se compromete a fazer vasos iguais, mas sim vasos para serem usados: “segundo a sua vontade”.
    E a Sua vontade pode variar muito.

    • Existem vasos que são feitos para ficarem cheios de vinho para alegria da festa.

    • Existem vasos que são feitos para ficarem cheios de água não potável para limpeza dos pés dos convidados da festa.

    Até você estar pronto para ser usado por Deus poderá levar tempo. São etapas, que Deus vai trabalhando em nossas vidas. E isso pode ter mais a ver com você do que com a vontade de Deus.

    Você não é fruto de produção em série, Deus formou cada um de nós e, portanto ele tem uma forma de trabalhar em cada um nós.

    O processo final, que deixa o vaso pronto para ser usado, é passar (sem rachar) pelo forno.

    O forno do oleiro dá a resistência necessária para que o barro do vaso suporte o manuseio, a utilização e eventuais impactos.

    ResponderExcluir
  3. Lenilson Calixto De S. França25 de fevereiro de 2009 13:19

    Ricardo, Graça e Paz!!! neste momento, estou aproveitando o seu "estudo" para preparar um esboço de sermão. Agradeço à Deus por sua vida meu irmão. Que saudades....... é bom trazer à memória aquilo que nos dá Esperança.......Com certeza, o comentário do Pr. Natanael é de suma importância. Sem dúvidas, ele disse coisas que vc gostaria de mais tempo p/ externar. O Espírito, de fato, é o mesmo. Ass.: Lenilson Calixto De S. França

    ResponderExcluir
  4. Deus é especialista e trabalhar em coisas que o sistema do mundo diz que não dá, Ele refaz e perfeito sem nenhum defeito..

    ResponderExcluir
  5. que coisa linda obrigada quanto mais procuramos mais Deus nos ensina a paz

    ResponderExcluir
  6. Quando leio esta mensagem lembro-me de quando eu vivia no lamasal do pecado e Deus pela sua infinita misericordia me salvou. Assim Deus como oleiro pega o barro para fazer seus vasos na lama,a lama é mal cheirosa e não tem nenhum valor, mas depois q o grande oleiro dar a forma o barro e ele resiste ao amassamento depois da retirada as imporesas e passa pelo forno ele adquire volor estimável. Esse é o Deus q eu sirvo,alelúia!!!! Parabêns pela linda mensagem.

    ResponderExcluir
  7. TODOS NOS SOMOS UM VASO ,TEN VASO Q E MUI USADO EM LUGARES DE DESTAQUE TEN VASOS Q SERVE SOMENTE PARA ARMASENAMENTO DE AGUAS SUJAS JUNTANDO MOSQUITOS E ARMASENANDO POEIRA .TEN VASO Q ESTAR RACADO OU DE BOCA PARA BAICO E NESEÇARIO Q PASSAMOS TODOS OS DIAS NA MAO DO OLEIRO PARA ASSIN ELE PODER FAZER A MANUTENÇAO NO VASO AQUELE Q ESTIVER COM DEFEITO ELE QUEBRA E FAZ UM VASO NOVO .PARABENS PASTOR POR ESTA MENSAGEN DEUS LHE ABENÇOE

    ResponderExcluir