terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

UM CRENTE ATOLADO NA LAMA

“Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.” (Jr 38.6)

Quando falamos que um servo de Deus está na lama, logo pensamos que este homem está envolvido com o pecado, com sujeira, com corrupção ou com qualquer outra coisa que atente contra o seu testemunho cristão.

Não foi assim com Jeremias.

Israel estava imerso em pecados: idolatria, desobediência, rebeldia e por aí vai...

A situação era tão catastrófica que Deus comparou várias vezes o povo de Israel com prostitutas, e daquelas bem depravadas.

“E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.
E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira.” (Jr 3.8,9)

Deus levantou o profeta Jeremias para profetizar o mau que viria sobre Israel em consequencia de seus pecados. Os líderes do povo, irados com Jeremias, o prenderam e o lançaram em uma cisterna cheia de lama, e lá, o profeta ficou literalmente atolado.

O profeta estava na lama, não como castigo por algum erro cometido, ou mesmo como consequencia de seus atos, mas, em última instância, por fazer exatamente a vontade de Deus.

Pelos mesmos motivos que Jeremias, quantos de nós também não gostariam de estar atolados na lama?

Eu Gostaria.

“Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.” (I Pe 3.17)

3 comentários:

  1. Estava eu navegando na net e me deparei com seu blog, 1° eu gostei muito da ilustração e do seu ponto de vista sobre jr 38, e 2° eu tambem gostei do seu blog, continue assim pois Deus é contigo!

    ResponderExcluir