domingo, 22 de fevereiro de 2009

SUBMARINOS E CRISTÃOS – PARTE DOIS



Continuando aquela nossa conversa sobre submarinos...

Excetuando-se os submarinos americanos e russos, que alcançam grandes velocidades, a maior arma que um submarino possui é o silêncio. É isto mesmo. Um submarino silencioso consegue se aproximar do alvo, fazer um ataque e evadir sem que os navios que estão na superfície consigam detectá-lo.

Muitas vezes, durante exercícios de guerra, o submarino em que eu servia, passava por baixo de vários navios de superfície, atacava um alvo principal e fugia deixando atônitas todas as outras embarcações.

Apesar de primar pelo silêncio, o submarino precisa, para detectar alvos, emitir um som, o chamado BIP SONAR. O que é o BIP SONAR? É um som eletrônico, de curta duração, que, após ser emitido pelo sonar do submarino, se propaga através da água até atingir um obstáculo e produzir um eco. Este eco volta ao submarino e é interpretado pelos equipamentos. Pode ser uma pedra, um outro submarino, um navio de superfície ou outro objeto qualquer.

O que isto tem a ver com o cristão? Bem...

O silêncio também é uma arma poderosa na vida do crente*.

É sabido que corremos um risco muito grande de pecar quando falamos demais. Um crente que fala muito é igual a um submarino barulhento: pode ser facilmente detectado e destruído. Não é à toa que encontramos várias advertências na Palavra de Deus contra esta prática. Citarei apenas algumas:

"Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio." (Provérbios 10: 19)

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tiago 1: 19)

"Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá." (Salmos 17: 3)

"EU disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim." (Salmos 39: 1)

"O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói." (Provérbios 13: 3)

"O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias." (Provérbios 21: 23)


Há duas formas do sonar do submarino operar: uma é a forma ativa, outra é a passiva. A ativa, já citada, é quando o submarino emite um BIP SONAR e espera uma resposta, chamada eco.

Na forma passiva, o submarino fica em silêncio e aguarda para ouvir os sons emitidos pelos alvos.
Como cristãos que somos, pergunto eu: quem é o nosso alvo? Quem é aquele que mais almejamos? Quem é aquele que é o objetivo maior de toda a nossa vida? Quem é o nosso desejado?

Como cristãos não podemos ter outra resposta, a não ser: JESUS CRISTO. O Maravilhoso, O Eterno, O Senhor. Oh, glória!

Para alcançá-LO, “detectá-LO”, chegar-se a Ele, encontrá-LO, devemos “emitir” nossas orações e esperar Dele a resposta magnífica. Esta resposta, é preciso deixar claro, nem sempre é um sim ou um não, mas simplesmente o estar junto. Creio que a resposta mais almejada para nossas vidas é a aprovação de Cristo a uma vida de obediência.

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (II Co 12.7-9)


Às vezes, tal qual o sonar em busca passiva, não devemos emitir som algum, mas apenas ficar em silêncio e ouvir o que Cristo tem para nós. Ficar em silêncio diante do Reis dos Reis, também é uma forma deliciosa de oração.

"Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver." (Êxodo 14 : 13)

Sendo assim, deixo um conselho para todos nós:

"PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," (Hebreus 12 : 1)

*normalmente usarei esta expressão para designar o salvo, lavado e remido no sangue de Cristo, o nascido de novo.

Um comentário:

  1. Sem dúvida, José Ricardo, o silêncio é uma forma extraordinariamente eficiente de oração.
    É possível ouvir melhor a Deus do que em reuniões, digamos, mais "alegres".
    Segundo Isaías 42, uma das características de Jesus seria o silêncio.
    Fique na Paz.

    ResponderExcluir